Teofrasto também estudou a taxonomia, mas dividiu apenas as plantas. Ele escreveu o livro "A vida das Plantas", no qual as plantas eram separadas entre ervas, arbustos, arvoretos e árvores, de acordo com o tamanho das plantas.
Outra pessoa a estudar a classificação dos seres vivos foi Santo Agostinho, no ano de 800 d.C. Ele classificou os animais de acordo com a utilidade, os classificando em úteis e nocivos.
Mas foi Carl von Linnaeus, em 1775, que criou as categorias taxonômicas. Ele dividiu os animais em Espécie, Gênero, Família, Ordem, Classe, Filo e Reino, de acordo com suas características. Espécie era o menor grupo e Reino era o maior. Linnaeus também criou a nomenclatura para os seres vivos usados até hoje. Ela era composta por duas palavras: a primeira correspondia ao gênero do animal e era iniciada com letra maiúscula e a segunda palavra correspondia a espécie do animal e era iniciada com letra minúscula. Ele também definiu que deveria sempre ser sublinhada a nomenclatura do animal, quando fosse escrita (mais tarde foi definido que quando a palavra fosse digitada deveria ser escrita em itálico).
Os Reinos
Os reinos atualmente estudados foram criados em 1969, por Robert Whittaker. Ele dividiu os seres vivos nos reinos Monera, Protoctista, Metáfita, Fungi e Metazoa.
Reino Monera
É o mais antigo reino, formado por organismos unicelulares, procariotos, autróficos, heterotróficos e decompositores.
Exemplo: Bactérias
Reino Protoctista
É formado por seres unicelulares, eucariotos autotróficos, heterotróficos.
Exemplos: Protozoários, algas unicelulares e algas multicelulares sem tecido.
Reino Metáfita
O Reino Metáfita é o reino onde se encontram as plantas, ou seja, é formado por organismos multicelulares, eucariotos e autotróficos.
Reino Fungi
O Reino Fungi é o reino que engloba os fungos. Sua maior parte é formada por organismos multicelulares, porém todos são eucariotos, heterotróficos por absorção e não possuem tecido verdadeiro.
Reino Metazoa
É o Reino mais novo entre todos os outros. É o reino dos animais e é formado por seres heterotróficos por ingestão, pluricelulares, eucariotos e possuem tecidos verdadeiros. É dividido em vários outros sub-reinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário